Notícias

Empresas encerram semestre com inadimplência em alta

Empresas encerram semestre com inadimplência em alta, aponta Serasa


As empresas deixaram de cumprir seus compromissos financeiros no primeiro semestre deste ano e a inadimplência aumentou 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Jurídica.

Na comparação entre os meses de junho de 2007 e 2006, no entanto, a inadimplência recuou 2,6%. Na variação mensal, ao confrontar junho e maio deste ano, a queda foi de 11,9%.


Para os técnicos da Serasa, o recuo na comparação mensal ocorreu devido ao menor número de dias úteis no sexto mês de 2007. Já a elevação da inadimplência no semestre foi atribuída `à expressiva alta no volume de crédito concedido`, responsável pelo maior endividamento das empresas. A valorização do real em relação ao dólar também teve impacto negativo no fluxo de caixa de empresas exportadoras e das que disputam com produtos importados, segundo a Serasa.


Por outro lado, a expansão da atividade econômica, sustentada pela queda dos juros, pelo aumento do crédito à pessoa física e pela recuperação da renda e do emprego, tem influenciado quedas no indicador na comparação anual, conforme a Serasa, a exemplo do que aconteceu nos meses de maio e junho em relação aos mesmos meses de 2006.


Fonte: Folha Online, 25 de julho de 2007. Na base de dados do site www.endividado.com.br